De volta ao Jogo

De volta ao Jogo

6 de julho de 2021 1 Por admin

Mais transparência e eficiência do VAR (Sistema Árbitro de Vídeo) nas partidas de futebol: é o que propõe o Projeto de Lei do deputado federal Chiquinho Brazão, AVANTE-RJ

Com a retomada das partidas de futebol, inclusive da Copa América, o VAR continua sendo o assunto principal. A ferramenta que tem como objetivo das mais clareza e eficiência durante as partidas, tanto para os árbitros, os clubes e a torcida vêm causando muita controvérsia.
O Projeto de Lei 6228/2019 que torna obrigatória a divulgação das imagens e dos áudios, em tempo real, das conversas entre os árbitros; no caso de utilização do VAR , foi discutido inclusive em audiência pública pelo autor do Projeto, deputado Chiquinho Brazão, profissionais do ramo e demais autoridades pela Comissão do Esporte – CESPO na Câmara dos Deputados.
“As polêmicas envolvendo o uso do VAR, são constantes nas matérias sobre futebol rodada após rodada. Justamente por isso esse nosso projeto vem ganhando uma repercussão não apenas por parte dos clubes ou árbitros, mas principalmente pelos torcedores, que muitas vezes ficam com aquela dúvida acerca dos lances e até mesmo o resultado da partida” ressalta o parlamentar.
Estiveram presentes da Audiência para debater o Projeto, além do deputado Chiquinho Brazão: Renan Coelho Costa, Sócio-Diretor da Coelho e Costa Advogados Associados; o ex-jogador Willian Oliveira, vice-presidente do Sindicado dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro; o ex-atleta, Fernando Pires, treinador e Presidente da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol – ABTF; a jornalista esportiva Vanessa Riche; o advogado especialista em Direito Desportivo, Neimar Quesada; o presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama/RJ; o presidente do Coritiba Futebol Clube/PR; e o presidente do Clube de Futebol – Red Bull Bragantino/SP.