Deputado Federal Chiquinho Brazão, AVANTE-RJ, propõe assegurar acesso à internet a estudantes durante a pandemia

Deputado Federal Chiquinho Brazão, AVANTE-RJ, propõe assegurar acesso à internet a estudantes durante a pandemia

20 de setembro de 2020 0 Por admin

Estima-se que 30% dos lares brasileiros não têm acesso à internet, e que 40% dos estudantes de escolas públicas não têm computadores ou tablets. Devido ao estado de calamidade na saúde pública, as aulas presenciais nas escolas e universidades foras suspensas; tento um impacto em cerca de 53 milhões de estudantes. E para que o calendário estudantil não fosse completamente prejudicado e paralisado, as aulas online se tornaram fundamentais. A internet se tornou primordial para a educação.


O Deputado Federal Chiquinho Brazão, acredita que passou a ser uma ferramenta facilitadora nesse momento de isolamento e distanciamento social. “Agora com a flexibilização das atividades, é preciso pensar em como proporcionar uma educação de qualidade e igualitária; pois sabemos que nem toda população tem acesso a uma internet de adequada.
De acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), cerca 30% dos lares brasileiros não têm acesso à internet e que 40% dos estudantes de escolas públicas não têm computadores ou tablets.

Diante dessa realidade do Deputado Federal Chiquinho Brazão apresentou um Projeto de Lei na Câmara Federal, para que as empresas provedoras de internet; em parceria com órgãos competentes, ofereçam gratuitamente a seus clientes o pacote básico mínimo de 5GB por mês, enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.


“Atualmente, a sociedade tem se organizado cada vez mais por meio da internet, utilizando a tecnologia a seu favor. Se antes a rede era usada apenas para o entretenimento e a diversão, hoje organiza protestos, coberturas de conflitos, guerras, política, assuntos polêmicos, conflitos étnicos, manifestações, encontros sociais e amorosos, relacionamento e informação de todo tipo”, afirma ainda do Deputado .