Medidas restritivas têm impacto em registro de crimes no Rio

Medidas restritivas têm impacto em registro de crimes no Rio

27 de maio de 2020 0 Por admin

O Instituto  de Segurança Pública (ISP) divulgou, nesta terça-feira (26), os dados referentes à criminalidade no Rio de Janeiro em abril de 2020. Segundo o ISP, com a adoção de medidas restritivas para prevenir e combater a propagação da pandemia da covid-19 no estado, os registros de ocorrência de crimes sofreram impacto nos meses de março e abril.

As medidas restritivas começaram no dia 13 de março. Os indicadores podem apresentar queda por causa do distanciamento social, que ajuda na redução da criminalidade, e da diminuição dos registros das ocorrências, resultando em subnotificações.

Em abril, os dados de indicadores estratégicos analisados pelo ISP tiveram queda, em sua maioria. Apenas as mortes por intervenção de agentes do Estado, quando há confronto com as forças de segurança, subiram: de janeiro a abril, foram 606. No mês de abril, 177. Na comparação com o ano passado, o indicador aumentou 8% em relação ao quadrimestre e de 43% em relação a abril.

Os crimes de estelionato na presença da vítima tiveram redução de 20% no mês de abril: foram 2.594 casos. Já os casos de estelionato aplicados em ambiente  virtual subiram mais de 20%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os casos aplicados de forma  virtual (pela internet) passaram de 9,3% em abril de 2019 para 31,1% em abril de 2020.