Depois de quatro anos, UPA 24h é reaberta em Itaguaí

Depois de quatro anos, UPA 24h é reaberta em Itaguaí

27 de maio de 2020 0 Por admin

Após quatro anos sem funcionar, a Unidade de Pronto Atendimento 24h de Itaguaí retornou às atividades na segunda-feira (25). Os serviços de atendimento e urgência voltaram à rotina comum às 7h, contando com uma equipe formada por cinco médicos, dos quais dois são pediatras e três clínicos gerais.
A unidade dispõe de 18 leitos, sendo dois no isolamento, nove na sala amarela, quatro na sala vermelha e três na pediatria. Uma ambulância é destinada ao transporte dos pacientes. A Organização Social Centro de Excelência em Políticas Públicas está encarregada de administrar a unidade.

Mesmo após todo um longo tempo de espera para a reabertura da unidade, ainda existem pendências. Apesar do esforço para mostrar imagens que dão a ideia de pleno funcionamento, a UPA ainda carece de mobiliário para fazer frente às necessidades das equipes que ali vão atuar. A própria Prefeitura de Itaguaí reconhece isso, ao publicar em sua página na internet a informação de que uma licitação ainda será realizada para compra do mobiliário restante.

Segundo o texto, tratam-se de armários que ficam na sala de atendimento médico dos ambulatórios e também para o armazenamento de remédios. A prefeitura também afirma que a falta de móveis não tem afetado o atendimento, porque a Secretaria Municipal de Saúde emprestou alguns armários que estavam no Centro Municipal de Especialidades, e que serão devolvidos quando o novo mobiliário chegar. A Prefeitura de Itaguaí informou ainda que a licitação para a compra da mobília está marcada para a sexta-feira (29), a partir das 10h.

O site da Prefeitura de Itaguaí informa também que os atendimentos na UPA não serão efetuados por ordem de chegada, mas, sim, por um sistema de classificação de risco dos pacientes, levando em conta a gravidade de seu quadro clínico. Esse modelo divide os casos em emergência, muita urgência, urgência, pouco urgência e não urgência.

Por fim, o site alerta que a UPA não atende pessoas acometidas de síndrome gripal, que, nestes casos, devem procurar diretamente o Centro de Triagem para Covid-19, que está funcionando na Unidade Básica de Saúde do Centro, na Rua Protógenes Guimarães, 106f, no Centro.