
Prefeitura do Rio leva atividades para moradores de condomínios e alunos do programa Academia Carioca
14 de abril de 2020A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está com novas estratégias no Programa Academia Carioca para atender os alunos cadastrados, durante o período de afastamento social. Nesta terça-feira (14/04), a secretaria dá início à ação “Fique em casa, mas não fique parado”, com a realização de atividades físicas para estes alunos e também para todas as pessoas que quiserem participar, sem sair de casa. Os alunos farão os exercícios em suas varandas, sacadas e janelas de condomínios em diferentes áreas da cidade.
As atividades acontecerão na parte da tarde, duas vezes por semana e estão autorizadas pelos síndicos. O objetivo é melhorar a percepção da vida em tempos de isolamento social. Outra estratégia adotada é o uso da tecnologia como aliada do programa. Como as aulas presenciais precisaram ser suspensas para evitar a propagação do coronavírus, os profissionais de Educação Física, mesmo à distância, continuam acompanhando e orientando os alunos na prática diária de atividades físicas dentro de casa pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.
Por meio das plataformas digitais, os profissionais enviam vídeos semanais para os alunos com orientações e uma série de exercícios que podem ser praticados em casa e com itens domésticos, como vassoura e garrafa de plástico, por exemplo. A receptividade da iniciativa tem sido muito bem aceita pelos alunos, que também enviam seus vídeos, seguindo as atividades recomendadas.
Durante o período de isolamento, a atividade física regular é uma ferramenta importante para diminuir os riscos de depressão.